quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Associação Livre; Maluca, mas Livre!


"Quando as pessoas concordam comigo tenho sempre a impressão de que devo estar enganado"  Oscar Wilde



Hoje depois do trabalho estava eu assistindo House of Cards, quando Francis Underwood solta esta pérola: Tudo na vida é sobre sexo, exceto o sexo. Sexo é sobre poder. 

Pesquisei e descobri, a frase é de Oscar Wilde. 


Aí então me lembrei do majestoso (nome do clássico: São Paulo x Corinthians, agora conhecido como 6 a 1 afff), mas majestoso foi o livro que li no final da minha adolescência: O Retrato de Dorian Gray onde contém preciosidades como esta: 
"Há muitas coisas que jogaríamos fora, se não temêssemos que outrem as pudessem aproveitar". 

Que, por sua vez, me levou ao Livro: "O Único e a sua propriedade" de Max Stirner: 
"... O que tu queres não é liberdade de ter todas essas coisas boas, porque com essa liberdade tu ainda não as tens; o que tu queres é tê-las de fato, chamar-lhes tuas e possuí-las como propriedade tua".

E, finalmente, achei o que procurava esconder de mim mesmo o dia todo: o meu estado de servidor público municipal, indignado e consternado com a situação em que me encontro, em que nos encontramos todos, todos aqueles que nem tiveram o direito, de receber o salário em dia e integralmente, respeitado. 


Estava eu pronto para me rebelar contra toda esta falta de respeito até receber ontem uma convocação do sindicato (o mesmo sindicato que nunca nos representou, que dilapidou o patrimônio dos servidores, o mesmo sindicato investigado por CPI, acusado de corrupção, nepotismo, etc). 


Em um comunicado, este mesmo sindicato me convocava a participar de uma paralisação  em repúdio ao estado de coisas que me afligia e aflige.
 

Aí me veio a seguinte dúvida existencial: devo me sublevar contra uma situação indigna, mesmo quando quem me chama para o protesto é pior do que o que me faz protestar? 

É como se saísse empunhando uma placa contra o racismo ao lado de um Ku Klux Klan. 

Mesmo a causa sendo justa, vale a pena estar do lado de tais pessoas? 

Decidi pelo conselho do D. João VI de Carla Camurati: quando não se sabe o que fazer, é melhor não fazer nada. 

Mas estou a 24 horas remoendo isso!

Por isso, acho, fiz do blog meu analista de Bajé, mas sem bombacha, que fique claro!

Nenhum comentário: